Quando tomar crédito???
As vezes temos a sensação e até a certeza que pegar um empréstimo é a solução de todos os problemas financeiros.
Muitas pessoas também acreditam que realizar uma compra parcelada é muito fácil e também a melhor solução.
É preciso que você entenda que pegar um empréstimo ou fazer uma compra parcelada no seu cartão de crédito será uma solução se você mudar seu comportamento em relação aos seus gastos.
Não é quanto você ganha que define sua satisfação financeira, é quanto e principalmente como você gasta seu dinheiro que determina seu sucesso e satisfação com suas finanças.
Se você ganha 5 mil e gasta 5 mil, você está em equilíbrio porém com o pé no endividamento caso qualquer pequeno imprevisto aconteça. E eles acontecem a todo instante e com todos.
E se você passar a ganhar 10 mil por mês e aumentar seus gastos para 10 mil por mês, sua situação financeira continuará a mesma, sua sensação de prazer aumentará e muito porém a ilusão de estar mais rico também.
Mas, neste exemplo, qual foi o ganho real?
Você terá ganho real quando conseguir pegar parte do dinheiro que você ganha todos os meses e investir em algo que te faça ganhar mais dinheiro.
Você precisa pegar parte dos seus ganhos e investir para que essa parte investida gere mais dinheiro.
As opções são muitas, mas fique atento às opções com grandes ganhos em pouco tempo. Geralmente estas opções são altamente arriscadas e sem nenhuma garantia e sem nenhum órgão regulador e normativas que protejam o capital investido.
O ideal é economizar parte da sua renda mensal todos os meses e investir com estratégias alinhadas com seus objetivos financeiros.
Mas se nesse momento você precisa pegar um valor em dinheiro para pagar dívidas ou comprar algum item essencial (como uma geladeira pois a sua pifou, ou seja, um imprevisto), antes de tudo faça uma organização financeira começando pelo diagnóstico da sua situação financeira atual:
Levante todas as informações e organize-as em renda e despesas (ou entradas e saídas, você escolhe a definição que faz mais sentido para você).
Levante todas as dívidas (caso existam) e então, com todas essas anotações você terá condições de tomar decisões mais conscientes e assertivas.
Tomar crédito é uma escolha ótima quando ela é feita baseada em dados e informações reais e conscientes e com mudanças nos seus hábitos de consumo.
Tomada de crédito e consumo conscientes: combinação perfeita para uma vida financeira saudável e próspera.
Até o próximo texto!
Comments