Mentoria Financeira, Visão de um Educador Financeiro
O que é e para que serve.
Primeiramente, considero a Mentoria Financeira um processo prático, que tem por objetivo aprimorar um conhecimento de forma personalizada e mais efetiva, ou resolver um problema específico, e se tratando de uma Mentoria Financeira, os problemas relacionados a área de finanças que serão atacados.
O processo de mentoria se da por meio da relação entre um mentor e um mentorado, quando não é uma mentoria em grupo, é claro. O mentor geralmente deve ser um especialista na área que mentora, tendo experiência que vão além da teoria, deve ter boa experiência prática e desta forma poder trazer melhores e maiores benefícios para o mentorado. Diferentemente de um curso que agrega diversos ensinamentos gerais a Mentoria, além destes, trás ensinamentos personalizados de acordo com as necessidades específicas do mentorado, o que um curso não atende de forma tão particular.
Alguns objetivos de uma mentoria financeira
Fazer a pessoa conseguir alcançar uma vida financeira saudável, que pode ser traduzido como fazer a pessoa ter capacidade de pagar todas as suas contas mensais com tranquilidade,
Fazer a pessoa ter dinheiro tanto para sua subsistência pessoal como dos familiares, como para ter lazer de forma satisfatória e
Fazer a pessoa ter recursos para se planejar e investir para num futuro conquistar os seus sonhos, é claro os sonhos que demandam recursos financeiros.
Em suma, uma Mentoria Financeira pode ser chamada de um processo de reeducação financeira, mas também é importante ressaltar que a responsabilidade pelo bom andamento do processo não só depende do mentor e de seus grandes conhecimentos teóricos e práticos, mas muito depende do compromisso do mentorado em seguir as recomendações para corrigir atitudes, refletir sobre tudo o que lhe levou a ter problemas na área financeira, para que evite repetir esses erros, e por último é fundamental que o mentorado crie novos hábitos financeiros saudáveis para que continue no caminho da prosperidade mesmo após o término do processo de mentoria, que como todo processo tem seu horizonte temporal dividido entre início, meio e fim.
O último ponto que coloco sobre uma Mentoria Financeira é que o seu tempo de duração pode ser maior ou menor, dois meses, três meses ou mais, com encontros semanais, quinzenais ou mensais, a especificidade dos problemas do mentorado é que vai determinar esse horizonte temporal.
Comments