top of page
Foto do escritorRicardo São Pedro

Educação Financeira nas escolas, obrigações segunda a BNCC



A educação financeira é fundamental para a formação de cidadãos conscientes e responsáveis com o uso do dinheiro. Por isso, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) estabeleceu a inclusão desse tema nas escolas como uma das competências obrigatórias para a formação dos estudantes. A partir disso, as escolas têm a obrigação de oferecer conteúdos que ajudem a desenvolver a educação financeira dos estudantes.


A BNCC define a educação financeira como uma das competências socioemocionais que deve ser desenvolvida nas escolas. Segundo a BNCC, a educação financeira deve ser abordada de forma interdisciplinar, envolvendo conteúdos de matemática, ciências sociais, língua portuguesa e outras áreas do conhecimento.


A educação financeira nas escolas deve abranger diversos temas, como planejamento financeiro, orçamento familiar, consumo consciente, investimentos, empreendedorismo, crédito e endividamento, entre outros. Os alunos devem aprender a lidar com o dinheiro de forma consciente, aprendendo a poupar, investir e gastar de forma equilibrada e responsável.


Para desenvolver a educação financeira nas escolas, é importante que os professores tenham conhecimento sobre o assunto e estejam preparados para transmitir esses conhecimentos aos alunos. Além disso, é necessário que as escolas tenham materiais didáticos e recursos adequados para ensinar sobre finanças.


A educação financeira nas escolas pode ser aplicada de diversas formas, como por meio de aulas expositivas, debates, jogos, simulações, projetos, entre outras metodologias. O importante é que os alunos possam aprender de forma prática e vivencial sobre o assunto, aplicando na prática os conceitos aprendidos.


A educação financeira nas escolas é fundamental para formar cidadãos conscientes e responsáveis com o uso do dinheiro. Com a inclusão desse tema na BNCC, as escolas têm a obrigação de oferecer conteúdos que ajudem a desenvolver a educação financeira dos estudantes. É importante que os alunos aprendam a lidar com o dinheiro de forma consciente desde cedo, para que possam ter uma vida financeira saudável e equilibrada no futuro.


Você já verificou na escola do seu filho se essa educação já está sendo disponibilizada? É obrigação sendo escola pública ou particular. É direito das crianças e adolescentes ter a introdução dessa competência no cotidiano das escolas.


Quer que a educação financeira seja uma realidade em sua vida? Comece assistindo a programação da nossa rádio, querendo um atendimento mais personalizado, entre em contato através dos vários canais de comunicação disponíveis aqui em nosso site.

1 visualização0 comentário
bottom of page