A BNCC e a Educação Financeira nas escolas
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento que define o conjunto de aprendizagens essenciais que todos os alunos brasileiros devem desenvolver ao longo da Educação Básica. A BNCC estabelece as competências e habilidades que devem ser desenvolvidas pelos estudantes em cada etapa da Educação Básica, incluindo a Educação Financeira.
De acordo com a BNCC, a Educação Financeira deve estar presente em todos os níveis de ensino, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. O objetivo é desenvolver nos alunos a capacidade de compreender e utilizar conceitos financeiros, bem como tomar decisões conscientes em relação ao uso do dinheiro.
Algumas das competências gerais da BNCC que estão relacionadas à Educação Financeira incluem:
Compreender e utilizar a linguagem matemática, científica, tecnológica e digital, relacionando-a com outras áreas do conhecimento e as práticas sociais.
Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.
Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.
Além disso, a BNCC estabelece habilidades específicas que devem ser desenvolvidas em cada etapa da Educação Básica, de acordo com a maturidade e as necessidades dos alunos. Essas habilidades incluem:
Identificar a função social do dinheiro e dos sistemas monetários e financeiros em diferentes contextos históricos e culturais.
Utilizar e interpretar informações sobre os diferentes tipos de investimento e suas características, incluindo riscos, prazos e rentabilidade.
Planejar e gerir seu orçamento pessoal, familiar e/ou coletivo, utilizando conhecimentos sobre conceitos financeiros e os instrumentos disponíveis para poupar, investir e proteger-se de riscos financeiros.
Analisar e comparar produtos e serviços financeiros disponíveis no mercado, considerando seus custos e benefícios e a adequação às necessidades e objetivos pessoais e/ou coletivos.
Identificar e avaliar diferentes fontes de crédito e financiamento e as condições de contratação, considerando seus custos e riscos.
Analisar e avaliar informações e propagandas relacionadas a produtos e serviços financeiros, desenvolvendo senso crítico e ética no consumo.
A BNCC valoriza a Educação Financeira como um conjunto de conhecimentos e habilidades importantes para a formação dos alunos e para o desenvolvimento de sua autonomia e cidadania. Lembre-se de verificar na escola do seu filho o que tem sido feito para levar esse conhecimento ao seu filho. Essas mudanças deveriam obrigatoriamente ser implementadas desde o ano de 2020, entendemos que a pandemia trouxe certo prejuízo a isso, mas já estamos em 2023 e já foi dado tempo suficiente para as devidas adaptações. É direito de seu filho, não abra mão disso!
Quer saber mais sobre esse e outros assuntos que tem ligação direta com a Educação Financeira? Assista a programação de nossa rádio. A nossa programação é repleta de informação, o dia todo, todo dia! Vem transformar essa informação em conhecimento e se torne um brasileiro melhor para nosso Brasil.
De outra forma, entre em contato com nossos profissionais, procure pelo ícone de nosso WhatsApp e nos mande uma mensagem. Vem interagir conosco!
Comments